10 livros para melhorar o vocabulário
A importância da aquisição e retenção de um bom vocabulário é a de proporcionar ao indivíduo uma melhor integração no seio da sociedade, facilitando-lhe a comunicação e adaptação às mais diversas condições e situações sociais; passando pelo crescimento e ampliação do seu horizonte profissional; até à uma função orgânica, no que se refere ao estímulo cerebral que essa atividade proporciona. Inicialmente, privilegiando a etimologia (parte da Gramática que se ocupa da origem e evolução das palavras), focando apenas em como escrever bem e conhecer as suas origens (Método Clássico), o ensino do vocabulário chega aos dias atuais com a missão de direcionar seus esforços principalmente para a contextualização dessas palavras, fazendo com que o indivíduo não apenas conheça o seu significado, mas também saiba como utilizá-las, adequadamente, dentro de um determinado contexto. O objetivo desse artigo é fazer uma lista com os livros considerados, atualmente, os melhores para a aprendizagem e aquisição de um bom vocabulário, privilegiando a palavra como estimuladora da sensibilidade e do crescimento do indivíduo como um todo.
1. “ENSINO E APRENDIZAGEM DO VOCABULÁRIO” (1990)
Um dos livros mais recomendados para quem deseja entender a importância de se adquirir, ampliar e melhorar o vocabulário foi escrito pelo Professor Emérito em Linguística, Paul Nation. Nele, a palavra é colocada em outro patamar; não apenas como algo que se deva memorizar, como um objeto sem vida feito para adequar-se à um determinado texto, e, sim, como um instrumento que dá força e vida a um contexto e proporciona uma boa argumentação.
2. “UM JEITO COM AS PALAVRAS” (1997)
Dos professores Stuart Redman, Brigit Viney e Robert Ellis, da Universidade de Oxford, Reino Unido. Trata da importância da aprendizagem do vocabulário através de atividades práticas que ensinam a organizar e guardar os vocábulos, além de estimular habilidades específicas, necessárias à sua aquisição.

3. “SUPERDICAS PARA FALAR BEM EM CONVERSAS E APRESENTAÇÕES” (2006).
Nesse livro o professor Reinaldo Polito, brasileiro, e Mestre em Ciências da Comunicação, apresenta várias sugestões de como falar corretamente através da aquisição de um bom vocabulário e de técnicas de argumentação que permitam à um indivíduo comunicar-se com os mais variados tipos de públicos. Com traduções para o inglês e russo, desmistifica a noção de talento, ensinando ao indivíduo como encontrar aquela palavra exata para cada situação.
4. “ENSINANDO O VOCABULÁRIO PARA MELHORAR A LEITURA E COMPREENSÃO” (1988).
Um dos melhores livros para esse tipo de aprendizagem foi escrito pelo Phd em Linguística pela Universidade da Califórnia (San Diego), William Nagy. Nele, o professor aborda métodos de ensino do vocabulário, focando na compreensão da leitura e na sua utilização em várias situações da vida que requeiram uma boa argumentação. Mostrando, ainda, a relação entre o vocabulário e a decifração dos códigos de um contexto.

5. “VOCABULÁRIO: DESCRIÇÃO, AQUISIÇÃO E PEDAGOGIA” (1997).
Uma abordagem sobre o vocabulário como uma das ferramentas para o desenvolvimento da fala e da leitura. Nele os professores Norbert Schimitt e Michael McCarty da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, discorrem a respeito do vocabulário como uma espécie de condição para o desenvolvimento da linguagem de um indivíduo. Sendo uma das pontes para o ensino e aprendizagem de uma língua.
6. “O USO DO DICIONÁRIO PARA ESTIMULAR O TAMANHO DO VOCABULÁRIO”. (1993)
Importante ferramenta para quem deseja melhorar o vocabulário, é uma obra do professor da Victoria University of Wellington (Nova Zelândia), Paul Nation. Nesse trabalho ele ensina como utilizar o dicionário de forma inteligente para a aquisição do vocabulário, desmitificando um livro considerado simplório e de segunda importância, mas que, segundo ele, bem utilizado, e combinado com a leitura e anotações de palavras específicas, pode proporcionar um aumento e enriquecimento do vocabulário de um indivíduo.
7. “DESENVOLVENDO HABILIDADES DE LEITURA” (2007)
Entre outras coisas esse livro da professora Vera Lúcia de Menezes, da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), e pesquisadora do CNPQ (Conselho responsável pelo desenvolvimento científico e tecnológico no país), pretende abordar a importância da leitura para se produzir conteúdo e definir significados. Além disso, ensina como construir conhecimento através dos livros e do processamento das informações nele contidos.
8. “APRENDER VOCABULÁRIO: DIFERENTES MANEIRAS PARA OBJETIVOS DIFERENTES” (2007).
Nesse livro, as professoras Isabel Beck e Margareth Mckeown, da Universidade de Pittsburgh, estado da Pensilvânia (EUA), analisa os vários contextos em que se podem utilizar as palavras e os seus significados, bem como as características de cada indivíduo envolvido no processo de aquisição de um vocabulário. Reconhecendo a palavra não apenas como um símbolo, mas como importante ferramenta para apropriação de conhecimento.
9. “TRABALHANDO COM PALAVRAS” (1986)
Um dos melhores livros nesse segmento, foi escrito pelos professores Ruth Gairns e Stuart Redman para ser uma espécie de guia prático para a organização, separação, e ensino do vocabulário para alunos e indivíduos de qualquer idade. Com exemplos categóricos e práticos ensina como enriquecer o seu vocabulário com base em teorias psicológicas embasadas e atividades práticas para o dia a dia.

10. “SOBRE A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA” (1972)
Livro do linguista norte americano Dell Hymes Hathaway, que trata do conhecimento da língua quanto à sua origem, transformações e significados, bem como o uso das palavras e expressões adequadamente e em diferentes contextos. Ele coloca o indivíduo como responsável pela aquisição do vocabulário e sua correta utilização nas várias situações da vida cotidiana.